Mountain Bike - Cumes do Vez


A experiência “Bike Tour - Cumes do Vez” é um tour de 2 dias de BTT, que o levará a conhecer as espetaculares Serranias de Arcos de Valdevz, adjacentes ao vale do rio Vez.

Durante dois dias irá explorar as magnificas e panorâmicas encostas do Parque Nacional Peneda-Gerês, em concreto, da Serra do Soajo. Aqui, o corço, o javali, o cavalo Garrano e o gado Cacheno, atravessam livremente os prados e montanhas a cotas superiores aos 1000 metros de altitude.

Passagens por refúgios de montanha, pelas Brandas tão características destas zonas serranas e pelos rios e ribeiros que as servem, assim como algumas das aldeias mais antigas deste concelho do Alto Minho, como é caso de Oucias e de Lombadinha, marcam definitivamente este dia. A passagem numa das “Portas” do Parque nacional Peneda-Gerês, a Porta do Mezio, marca também o primeiro dia deste Tour.

Esta experiência ficará não só marcada pela beleza paisagística e pelos trilhos seculares, mas também pelos sabores da gastronomia local e vinhos desta riquíssima zona vinhateira. As carnes típicas da zona, como são a posta Cachena ou o Cabrito Serrano, a par com os diferentes vinhos verdes, aliados aos enchidos ou mel locais, farão por certo parte do conjunto de descobertas que poderá desfrutar e apreciar, após algumas horas de atividade em rotas a perder de vista.

Mas não ficamos por aqui. No dia 2 deste tour, serpentearemos as bucólicas paisagens da Reserva Natural do “Corno do Bico”.

Recheadas de Cedros, Carvalhos e Pinheiros que trazem com suas sombras, uma sensação de mistério e descoberta a este percurso, estamos convictos que este dia não deixará ninguém indiferente. Uma área, a cerca de 850 metros de altitude, localizada entre os municípios de Arcos de Valdevez e Paredes de Coura, onde nas suas encostas, é possível ver os ''caos de blocos'' característicos nesta zona, que são aglomerados de blocos de granito, a rocha dominante da região, conferindo um aspeto caótico à paisagem. Nesta região estão incluídas as cabeceiras de três dos principais cursos de água minhotos, i.e. Coura, Labruja e Vez. Toda esta envolvente de bosques é visitada regularmente pelas “populações” de cavalos Garranos e gado Barrosão que e atravessam esta zona montanhosa para pastar nos seus prados.